sábado, 29 de setembro de 2012

Confraria de Aveiro recebe Prémio na Cidade Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012

Dia 29
A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro recebeu, no passado dia 29 de setembro, o honroso Prémio Gastronómico, na categoria “Doçaria Tradicional ”, atribuído pela sua congénere local.

Em pleno berço da nação portuguesa, a cidade de Aveiro e a sua gastronomia foram elevadas ao seu expoente máximo, tendo sido a 1ª Confraria, nacional ou estrangeira, a ser merecedora de tal galardão confrádico.

Na presença de dezenas de confrarias nacionais, espanholas e francesas, o chanceler da confraria aveirense dedicou o prémio a todos os aveirenses e demais fomentadores da gastronomia de qualidade, salientando o facto de, na vida associativa cultural assim como no quotidiano, “o sucesso secundar sempre o árduo trabalho”.

A cerimónia solene desenrolou-se nos majestáticos Paços dos Duques de Bragança, sendo precedido por momento musical, receção institucional e mostra de gastronomia vimaranense (dia 28); no dia 29 as atividades confrádicas pautaram-se por desfile e missa de entronização na emblemática Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em pleno centro histórico da “cidade europeia 2012”.

Contemplou também a geminação com a Confraria do Pinhal do Rei (Leiria) e Cofradia Doña Gontrodo (Astúrias), seguindo-se a entrega dos Troféus de Excelência e do Prémio Álvaro Braga Lopes 2012, à Dra. Cristina Tocante (Hotel das Termas – Curia) e do Prémio Dr. António Maria Tenreiro, entregue à enóloga Dra. Olga Coelho (Adega Cooperativa da Mealhada).

A XXVI cerimónia capitular da Confraria da Panela ao Lume (Guimarães) revestiu-se assim de grande simbolismo para as gentes de Aveiro e, em especial para as “doceiras dos Ovos Moles de Aveiro certificados”, num ambiente de história e significado, com uma envolvência arquitetónica ímpar, que marcará certamente todos os que se puderam deslocar à cidade-berço.


Sem comentários:

Enviar um comentário