sábado, 17 de março de 2012

Ovos Moles de Aveiro conferem especial sabor ao Capítulo de 1 das 7 Maravilhas da Gastronomia: o Queijo Serra da Estrela.

A Confraria do Queijo Serra da Estrela celebrou o seu 23º Capítulo, a 17 de Março, em Oliveira do Hospital, no mesmo fim de semana em que decorreu a Festa do Queijo Serra da Estrela.

Os Ovos Moles de Aveiro, que maravilha da gastronomia nacional (!), fizeram-se representar pela sua Confraria Embaixatriz e foram alvo de uma muito desejada e saborosa degustação.

O 23º Capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela foi participado por dezenas de Confrarias Nacionais e Internacionais, que emprestaram a Oliveira do Hospital um colorido muito especial. Um dos pontos altos do 23º Capítulo foi a entronização dos novos Confrades Efetivos e dos Confrades de Mérito, entre estes, o Chef Hélio Loureiro Confrade de Honra da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro.

Outro ponto de grande interesse do Capítulo aconteceu com a comunicação “Distinto! Distingo-O! Como?”, por Maria Eugénia Lemos, dedicada à dualidade entre o Queijo Serra da Estrela e o Queijo de Ovelha Curado, como forma de esclarecer os consumidores como distinguir o “verdadeiro” Queijo Serra da Estrela.

De notar a presença do Secretário de Estado da Agricultura José Diogo Albuquerque, que divulgou diversas medidas do governo, que visam minimizar os problemas financeiros de associações e agricultores do país, que atualmente enfrentam graves situações imposta com a seca estrema ou severa que algumas partes do país atravessam.

No decorrer desta 23ª Cerimónia Capitular, todos os Presidentes de Beira Serra e vários responsáveis associativos marcaram presença e aplaudiram o papel das Confrarias, muitas vezes injustamente pouco reconhecido, enquanto promotoras e defensoras da excelência e qualidade dos mais tradicionais e genuínos produtos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário