terça-feira, 1 de janeiro de 2013

X Capítulo da Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa

1 Dezembro de 2012
No ano em que celebrou dez anos de vida, a Confraria Gastronómica da Raça Arouquesa viu entronizados (com as vestes oficiais - capote e chapéu) mais 17 novos confrades, após terem cumprido um ano de noviçado, e admitidos onze elementos como noviços.

Do programa do décimo capítulo constou uma receção nos Paços do Concelho de Arouca, desfile das confrarias presentes pelas ruas de Arouca, um 'mata-bicho' na cozinha do mosteiro e a celebração de uma eucaristia.

A anteceder o início da sessão solene, atuou um grupo de músicos da Banda Musical de Arouca. A cerimónia solene teve lugar mais uma vez na sala do capítulo do Mosteiro de Arouca, tendo os noviços proferido o seu compromisso perante os restantes confrades - "Defender a raça, saborear a sua carne com graça".

A Confraria da Raça Arouquesa tem como missão "a defesa, o prestígio, a valorização, a promoção e a divulgação da gastronomia ligada à raça arouquesa", promovendo a qualidade da carne bovina desta raça, base de uma herança gastronómica que atravessa gerações.

A raça arouquesa tem vasta tradição e possui um significativo número de cabeças de gado em exploração.

O almoço-convívio decorreu na Sala dos Arcos do Mosteiro e da ementa fez parte arroz de aba de vitela arouquesa à moda de Arouca, e ainda vitela arouquesa assada no forno. Para sobremesa, entre variadas iguarias doces e regionais, esteve a sopa doce.

Sem comentários:

Publicar um comentário