sábado, 6 de novembro de 2010

3º Capítulo da Confraria Atlântica do Chá

Dia 6
Num ambiente de verdadeiro charme, a Confraria Atlântica do Chá acolheu os
seus convidados em inegáveis momentos intimistas. Afiliada da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas (FPCG), o lema daquela Confraria Portuense é "o Chá eleva o espírito e convida à sabedoria".

A 3ª cerimónia capitular teve início às 10:30, com uma missa na Igreja dos
Clérigos, de onde partiu o desfile confrádico , até ao Hotel Infante de Sagres. A elegância do espaço do hotel apenas não conseguiu rivalizar com a
sobriedade das intervenções dos oradores.


A sabedoria de Padre Agostinho Jardim, entronizado Confrade de Honra naquele dia, sensibilizou os presentes para a urgência de solidariedade social, por parte de todos.

O elevado espírito do Confrade João Garcia, o mais famoso dos alpinistas portugueses e dos mais respeitados de todo o Mundo, num saboroso momento de partilha de estórias, deu-nos a conhecer a origem das designações "Chá" e
"Tea".

Também a Vice-Presidente da FPCG (Fed. Port. Confrarias Gastronómicas), Olga Cavaleiro, deixou uma mensagem de extrema premência: as Confrarias devem ser capazes de interpretar a actual realidade do país, por forma a terem um papel social ainda mais activo.

O almoço foi brindado a... chá! Correcção, a chás!, como só poderia!

E, ainda que o dia fosse dedicado ao Chá, os Ovos Moles de Aveiro fizeram as
delícias dos presentes. Entre repetidas degustações, dissecou-se até sobre qual a companhia que melhor combinaria com a nossa doce iguaria aveirense: espumante, vinho do porto e chá foram os eleitos!

Sem comentários:

Enviar um comentário