O X Capítulo do Queijo do Rabaçal decorreu, este ano e segundo o esquema rotativo implementado, na pitoresca vila de Alvaiázere, no passado dia 15 de Maio. Após a recepção confrádica no Salão Nobre dos Paços do Concelho e degustação de um pequeno almoço regional, as comemorações incluíram missa solene na Igreja Matriz e a tradicional Foto de Família, seguida de desfile para a Casa da Cultura.
A sessão de entronização dos novos confrades contou com a presença e discurso do Presidente da Câmara Municipal local, também ele confrade, assim como com uma intervenção subordinada ao tema “O Chícharo e o Queijo do Rabaçal” , secundada pela actuação da Tuna da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere. Num dia em que o Queijo foi rei, a leguminosa chícharo (“uma espécie vegetal regional exclusiva e de paladar entre o feijão e o tremoço”, ou ainda, “um pequeno tremoço adocicado”, segundo outros entendidos) teve o seu papel destacado para uma degustação plena, quer nas formas “chicharo seco”, quer como acompanhamento.
As Terras de Sicó e, designadamente Alvaiázere, acolheram com particular entusiasmo a participação inaugural da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, tendo as palavras do seu Grão Mestre Chanceler, Fernando dos Santos Antunes, traduzido um caloroso e público agradecimento “à mais jovem confraria nacional em termos etários, com confradinhos entusiasticamente envolvidos nestas actividades culturais”.
Sem comentários:
Enviar um comentário