sábado, 18 de junho de 2011

Rota dos Ovos Moles ganha nova Confraria: Concelho de Ovar

Dia 18 Junho
No passado sábado, dia 18 de Junho, a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, na pessoa do confrade Fábio Pitarma Matos, marcou presença no I Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar. O ponto de encontro ocorreu pelas 16:30 no Museu de Ovar onde os jovens confrades receberam os seus convidados.

Depois deste primeiro encontro, a jovem Confraria acompanhada pelas demais confrarias convidadas, seguiu em cortejo pela cidade até ao Auditório do Orfeão de Ovar, onde viriam a ser entronizados os novos confrades. A cerimónia de entronização começou com o toque de búzio pelo confrade Alberto, toque esse que em tempos antigos servia para chamar os pescadores para o mar. Depois deste início de toque Vareiro, foram entronizados os confrades fundadores, apadrinhados pelas confrarias madrinhas (Confraria da Fogaça da Feira e Confraria O Moliceiro) bem como os confrades efectivos e confrades honorários.

A cerimonia continuou com a palestra "A essência das Confrarias Gastronómicas", eloquentemente proferida pela Dra. Madalena Carrito, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a que se seguiu um emotivo discurso proferido pelo presidente da Câmara de Ovar, saudando a fundação da jovem Confraria com o nobre propósito de preservar a rica gastronomia do concelho de Ovar. A cerimónia terminaria com a actuação musical do emblemático Orfeão de Ovar.

A cerimónia continuou com um nobre cortejo pelo centro histórico da cidade, que culminou na Quinta da Varanda, onde decorreu o merecido repasto. Contemplou diversas delícias gastronómicas da região, entre as quais o peixe de escabeche, os mexilhões, a caldeirada de peixe e terminou com uma majestosa degustação do bem afamado Pão-de-ló de Ovar.
Uma saudação especial a esta Confraria vizinha, em plena Rota dos Ovos Moles, e um desejo de boa sorte nos seus meritórios propósitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário