quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

“Cultura, Arte e Apoio Social”: as marcas do III Grande Capítulo Confrádico

Dia 1 dez.
As comemorações do 1º de Dezembro em Aveiro pautaram-se este ano, e para as muitas pessoas que a esta cidade se deslocaram propositadamente, por um inolvidável momento cultural de tributo às suas gentes e costumes: a IIIº Grande Cerimónia Capitular, da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro.

Num ambiente solene mas igualmente festivo, com a presença de aproximadamente 200 participantes (incluindo os quatro cantos do continente e ilhas, assim como de França), os confrades aveirenses anfitriões iniciaram a cerimónia com a tradicional bênção dos estandartes, na Igreja da Misericórdia, presidida pelo Reitor do Seminário de Aveiro, Padre João Alves. 


Seguir-se-ia um cortejo em jeito de romaria pelos esplendorosos canais da Ria, onde as mais de três dezenas de confrarias presentes puderam desfrutar a cidade numa outra perspectiva.

A cerimónia de entronização dos novos confrades ocorreu no Hotel Meliá Ria, com 10 novos elementos a jurarem devoção ás boas praticas confrádicas aveirenses, entre confradinhos (novidade) e demais confrades efectivos.


Seguiu-se a entronização de honra, com a Câmara Municipal de Aveiro (confrade de honra institucional), representada na pessoa da Vereadora da Cultura, Dra. Maria da Luz Nolasco. Como confrades de honra foram igualmente entronizados o actor Ruy de Carvalho (representado pelo filho, o ex - actor e actual vereador da cultura de Vila Franca de Xira, João de Carvalho) e o Magnífico Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção.





A cerimónia contou com as intervenções efusivas dos confrades de honra entrantes, tendo sido corroborada com as intervenções da Vereação da Cultura da C. M. De Águeda (Dra. Elsa Corga – Município da Rota dos Ovos Moles 2011) e do Embaixador dos Ovos Moles 2012, o conhecido actor “Pepe Rapazote” (arquitecto Pedro de Matos Fernandes).

A degustação confrádica do repasto continuaria com a apresentação de mais uma sobremesa confrádica exclusiva (chefe Daniel Matias), não antes de serem entregues os Certificados de Mérito Aveirense a duas alunas aveirenses premiadas nível nacional/europeu (Prémio Prof. Xavier Pintado – Parlamento EUROPEU; trabalho relacionado com a temática do ex-líbris aveirense), assim como ao afamado oleiro Felica, um dos últimos símbolos vivos desta arte. A chancelaria confrádica viria a enfatizar as “nobres causas sociais que a movem e a nortearão sempre”, com a atribuição de um donativo capitular à CERCIAV, na pessoa da sua Vice - presidente, Dra. Marília Martins, tanto mais que 2011 é o ano de tributo eleito pela confraria para angariação de fundos para esta muito digna instituição aveirense.

Conscientes da mais valia inerente à presença de diversas entidades executivas e culturais regionais e nacionais/europeias, a Confraria em uníssono com a APOMA (produtores de Ovos Moles de Aveiro), promoveram uma palestra sobre a história e certificação dos mesmos. Nas palavras dos convivas presentes e entidades, este III Capítulo tratou-se de um “ importante momento de cultura, arte e cidadania/apoio social”, numa altura de grandes tensões sociais e quando gestos destes são cada vez mais imprescindíveis.

A Confraria assumiu-se assim como uma força viva da sua Cidade dos Ovos Moles, verdadeiro agente cultural multifacetado, onde o seu espírito de missão genuíno atrai inconfundivelmente nomes e personalidades da ciência, cultura, politica e sociedade em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário