sábado, 21 de janeiro de 2012

Confraria dos Ovos Moles Apadrinha Congénere dos Sabores da Abóbora (Sôza)

A denominada “Rota dos Ovos Moles de Aveiro” assistiu a um enriquecimento cultural notável, com a criação da mui feminina e criativa Confraria dos Sabores da Abóbora, em Sôsa (Vagos).

A 1ª Cerimónia Capitular da Confraria dos Sabores da Abóbora decorreu no passado dia 21 de Janeiro, num ambiente festivo e caloroso, que as inúmeras confrarias presentes tiveram o privilégio de vivenciar. Após uma missa solene na igreja matriz, com a respetiva bênção de estandartes e insígnias, houve desfile confrádico pelas ruas da vila, com direito a repasto abastado em unidade hoteleira local. Decorreria então o Momento de Sapiência, a que se seguiu a entronização da Chanceler-Mor e Guardiã-Mor, com subsequente extensão a todas as restantes 21 confreiras entrantes.

Num espírito de missão confrádico genuíno, a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, conjuntamente com a dos Nabos e Companhia (Carapelhos - Mira), protagonizaram o apadrinhamento de tão nobre iniciativa de raízes regionais mas de âmbito nacional. Para a Confraria-madrinha de Aveiro, pela 1ª vez envolvida em acto de “batismo” desta natureza, “o simbolismo deste evento inaugural, aliado à presença maciça das gentes de Aveiro e do País, enaltece uma presença representativa e projeta Sôza e as suas gentes e saberes/tradições mais além, no que à boa cidadania e sã convivência diz respeito”, afirmaria a chancelaria aveirense.

Foi igualmente ressalvado “o importante e exclusivo papel que cada uma das 23 confreiras entronizadas terão, doravante, no abrir portas ao movimento associativo cultural, numa previsível rota de transversalidade de atividades, a bem da gastronomia de qualidade e do genuíno saber dos sozenses”. As afilhadas recém – entronizadas provaram de seguida, de forma concludente, o seu cariz sócio-cultural bem enraizado na comunidade, essencial para o sucesso da nova associação, jurando fidelidade à causa e, fazendo delas assim, veículos de excelência da vox populi.

Em dia de abertura da Cultura em Guimarães - Capital Europeia, Sôza assistiria a um outro momento cultural genuíno que engrandeceu as gentes locais, de Aveiro e Portugal, bem culminado pelo bom sabor das afamadas Papas de Abóbora, com broa, sopa e licor/geleia da mesma iguaria, e sempre na dose ideal.

NOTA: Fotos cordialmente cedidas pela fotógrafa “Modesto Almeida (Vagos)”

Sem comentários:

Enviar um comentário