Dia 1 Outubro
Ciente do seu papel mais amplo de promoção cultural regional, fortemente enraizado nos estatutos, a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro confrontada com um convite para visitar a única unidade etnográfica do concelho “ainda em actividade”, anuiu prontamente.
Atendendo à profícua actividade em prol do património regional iniciada há mais de 30 anos pela ADERAV, foi com uma legitimidade inequívoca que a Confraria fez estender o convite a esta entidade, na pessoa do Presidente, Prof. Doutor Luís Souto de Miranda.
Deste modo, a 1 de Outubro último, num ambiente bucólico que envolve o local, encetou-se a referida visita, na companhia dos representantes do Núcleo Museológico (Sr. Joaquim Lopes) e da Junta de Freguesia (Dra. Elisabete).
Confrontados com a inúmeras dificuldades que atravessa a preservação do espólio e estruturas que o albergam, os intervenientes debateram ideias e estratégias de acção com vista à prossecução de um projecto cultural que foi inaugurado em 28 de Setembro de 1997, fruto da persistência e dedicação das gentes locais. Ficou a promessa de interceder, dentro das possibilidades das nossas instituições, numa acção concertada e necessariamente multidisciplinar e que envolverá certamente uma visita fortemente participada futura para “alavancar” este nobre projecto que actualmente se encontra numa fase de difícil sobrevivência/visibilidade
Sem comentários:
Enviar um comentário