sábado, 22 de janeiro de 2011

COMA no XII Capítulo da Confraria do Bacalhau

Dia 22 Jan.
No Passado sábado dia 22 de Janeiro de 2011 A confraria dos Ovos Moles, rumou para Ílhavo, a terra da lâmpada, cidade maruja e capital do Fiel Amigo, para partilhar com a nossa doçura o XII grande Capítulo da Confraria do Bacalhau.

Pela manhã, os confrades iam chegando ao Museu Marítimo de Ílhavo onde foram abertas as hostilidades cerca das 10:30 com cerimonia protocolar de apresentação das confrarias presentes e respectiva troca de presentes onde estavam representadas cerca de vinte confrarias. Sendo elas a da Chanfana (Poiares) do Norte Alentejano, do cabrito da Serra da Estrela, do barco rabelo(S. João da Pesqueira), das saínhas (Vagos), do Bodo (pombal) da Pedra (Vila Nova de Gaia) do Arroz e do Mar,(figueira da Foz), da Matança do Porco(Miranda do Corvo), das Papasde S. Miguel (Oliveira de Azemeis), do Ribatejo(Santarém), Do Leitão(Anadia)dos Ovos Moles( Aveiro)dos Nabos e Companhia(Mira), Do S.Gonçalo (Aveiro),a Camoniana(Ílhavo), do Queijo Cantábria, (Espanha) E A Confrérie du Cépe de la Pointe du Médoc (França).

Com a fome a despertar, seguiu-se a famosa Patanisca de Honra no grande Hall do Museu, procedido pela entronização de confrades de honra e efectivos a bordo do Lugre do M.M.I.

Confrades de HONRA: João Zagalo antigo pescador do tempo da pesca do bacalhau à linha, Gabriel Pinho fundador da Confraria dos Nabos e compª. de Mira e homem ligado ao Mar. Confrades Efectivos: João Grave, José Alberto Pequeno, Jorge Manuel Ribau, Eduardo Conde e António Pedro Martins.

Já cá fora fazia-se sentir o frio e o vento gelado mas mesmo assim foram feitas as fotografias da praxe seguido de desfile para o Hotel de Ílhavo.

Já comodamente sentados á mesa , depenicamos as iguarias típicas Ilhavenses onde não faltaram as caras fritas os bolinhos e pataniscas de bacalhau a feijoada de sames a punheta de bacalhau tudo bem regado com vinhos do Douro e Alentejo e assim ia ficando mais “Forrado “o nosso estômago.

Da confraria dos Ovos Moles disseram presente: Sara Calisto, a única mulher e os amigos, Pedro Melo Freitas, Nuno Sacramento, Francisco Granjeia, Francisco Ferreira Neves, e os irmãos Jorge Pato, Miguel Pato e Gonçalo Pato.

Entre as entradas e a posta á confraria, já mais compostos apreciamos o show de Folklor Egípcio – Dance Sufi & Tanora por EMAD SELIM performance nunca vista por nenhum dos presentes e digno de registo.

Houve também tempo para mais uma surpresa, onde um grande grupo trajado a rigor, cantaram as Janeiras, entretanto o hilariante confrade Cachim presenteou-nos alguns versos criados na hora e autografou alguns dos últimos exemplares do seu livro de poemas (já esgotadíssimo) “Há Gaivotas no mar”

Já tarde do dia, lá saímos, bem regados e comidos em harmonia e verdadeiro espírito confrádico de regresso a nossas casas.

Bem hajam Confrades do Bacalhau e até para o ano que vem. Não se esqueçam de se adoçarem com os riquíssimos Ovos-moles de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário