sábado, 11 de dezembro de 2010

IV Festival Gastronómico da Enguia

Dia 11 Dez.
No dia 11 de Dezembro, num ambiente descontraído, a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” acolheu os seus convidados para um animado convívio, em que a ria e as suas inegáveis riquezas foram partilhadas.

O IV Festival Gastronómico da Enguia teve início pelas 12:30, na Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, na Ribeira de Pardelhas - Murtosa. Reunidos à volta de um magnífico moliceiro, e após o discurso de boas vindas, os convidados saborearam as deliciosas e variadas iguarias que encetaram a tarde – pão regional, enchidos, rojões, caras de bacalhau e enguias fritas, entre outros.

Entretanto, a enguia tomava o lugar de rainha da festa e era preparada em caldeirada à pescador da Murtosa, mesmo ali ao nosso lado.

Sabidos os ingredientes, e adicionados os saberes experientes, puderam os presentes partilhar divertidos momentos e conhecer/ relembrar a importância da Ria de Aveiro e da sua fauna, através das interessantes intervenções. A sopa de enguia aconchegou os convivas, antes de provarem o original pão-de-ló moliceiro, acompanhado com fruta da época e distintos vinhos.


Com um sol radioso a brindar quem veio e a engalanar a ria, o programa cumpriu-se na íntegra. Enquanto uns pedalaram de bicicleta pelos labirínticos braços da Ria de Aveiro; a COMA tentou-se e encantou-se com um passeio de moliceiro, que encheu de orgulho os olhos e a alma destes verdadeiros aveirenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário