domingo, 26 de dezembro de 2010

OVOS MOLES NA "EXPOSIÇÃO QUE SE COME" (V. N. POIARES)

Dia 26 e 27
A Federação Portuguesa das Confrarias Portuguesas em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Centro e a Entidade Regional de Turismo do Centro, promoveu nos passados dias 26 e 27 de novembro, em Vila Nova de Poiares, um seminário sobre as "artes culinárias, um património cultural imaterial".

Integrado no programa do seminário, e afirmando-se como um momento lúdico do mesmo, foi desenvolvida "uma exposição que se come". Aproveitando a centralidade da gastronomia no universo cultural e procurando afirmar o estatuto de objeto de arte de produtos gastronómicos, as entidades organizadoras quiseram com esta iniciativa demonstrar a versatilidade dos produtos gastronómicos que as confrarias promovem e defendem.

Assim, sob a direção criativa do corpo docente da Escola Universitária de Artes de Coimbra e com a mestria na execução do Chef Luís Lavrador foi inaugurada a inédita exposição.

Tratou-se de uma experiência que procurou promover, sobretudo, novas abordagens à alimentação e a novas formas de olhar a chanfana, os pastéis de Tentúgal, as nevadas de Penacova, o leitão, o cabrito, o queijo serra da estrela, o queijo rabaçal, a broa de Avanca, o bolo de Ançã, a fogaça, as sardinhas na telha, os nabos, o sarrabulho, o ananás, a sopa da pedra, o arroz carolino, o bucho,as morcelas e... os Nossos Ovos Moles de Aveiro!.

Foi, sem dúvida, uma experiência de degustação da gastronomia num contexto diferente, como ilustra a elegância da imagem em anexo. A provar e... comprová-lo, estiveram os confrades Jorge e Gonçalo Vieira.

Sem comentários:

Enviar um comentário