segunda-feira, 5 de julho de 2010

COMA no capítulo da Broa de Avintes

26 de Junho
A Confraria dos Ovos Moles marcou presença, no capítulo da Broa de Avintes. Como o próprio nome indica os propósitos desta confraria são a defesa e divulgação da broa de Avintes e também a divulgação de obras literárias relacionadas com a cultura avintense. Foi já o 14º capítulo uma vez que foi fundada em 29/06/1997.

É de salientar que a Confraria da Broa de Avintes, tal como a nossa, faz parte do Conselho Europeo de Confrarias Enogastronômicas (CEUCO) e da Federação Portuguesa de Congrarias Gastronómicas (FPCG).

Foram muitas as confrarias presentes neste capítulo, nomeadamente, a confraria do Algarve, a Camoniana, a da Pedra, da Chanfana, do chá, do velhote, do leitão, da panela ao lume, do cabrito e da serra do caramulo, entre outras.


A cerimonia capitular teve ínicio às 16:30 com o desfile a capela até ao teatro dos Plebeus Avintenses, local onde decorreu a cerimónia de insigniação e onde foram distribuidas lembranças às confrarias presentes, momento este aproveitado para a retribuirmos com os nossos Ovos Moles.


Importa realçar o esforço que esta confraria efectua ao não cobrar qualquer valor pelo jantar-buffet servido, na Quinta do Gradouro, maganifica Quinta localizada junto ao Rio Douro.

De salientar a forma calorosa como fomos recebidos por todas as confrarias presentes, realçando a notoriedade que a nossa confraria já alcançou.

1 comentário:

  1. Ola boa tarde, gostaria de saber o que e preciso para ser confrade e como e tudo o processo. Obrigada.
    Mariela Rodrigues

    ResponderEliminar