sábado, 29 de maio de 2010

IV Encontro Nacional de Confrarias CEUCO

Dia 29 Maio
No passado dia 29 de Maio, em Algés, na Casa do Marquês, realizou-se o “IV
Encontro Nacional de Confrarias CEUCO”.
A Confraria dos Ovos-moles participou neste último encontro do Conselho Europeu de Confrarias – CEUCO – Portugal, sendo uma das 4 confrarias entronizada como associada nesta mesma cerimónia, pelo presidente e vice-presidente da CEUCO.

Nesta ocasião o Confrade Fundador Ricardo Lopes Ferro, teve oportunidade de
partilhar algumas palavras sobre a Confraria do Ovos Moles e o seu forte
compromisso na promoção e investigação do património Regional e Nacional, que são os Ovos Moles de Aveiro.

Este encontro anual, teve uma forte presença confrádica, estando presentes cerca 30 confrarias nacionais e a confraria Macaense. Após a entronização, seguiu-se um Cortejo das Confrarias presentes, com fanfarra, pelas ruas de Algés, com saída do Jardim Municipal de Algés seguindo o cortejo até ao Palácio Ribamar para foto de família.

Outro momento importante do dia foi, sem dúvida, a Montra Portuguesa, seguido de "Almoço da Partilha", que pretendeu ser uma mostra do melhor dos nossos vinhos e da nossa gastronomia, a apresentar aos participantes e aos órgãos da comunicação social pelas Confrarias, do Vinho de Carcavelos, do Azeite, da Broa de Avintes, da Gastronomia do Ribatejo, dos Gastrónomos do Minho, dos Ovos-moles de Aveiro, Gastronómica da Panela ao Lume, Gastronómica de Almeirim, Gastronómica do Alentejo, Gastronómica dos Milhos e dos Gastrónomos do Algarve e Confrarias convidadas, da Gastronomia Macaense, do Moscatel de Setúbal, do Vinho Verdelho dos Biscoitos da Ilha Terceira, dos Velhotes, Gastronómica de Palmela, Gastronómica do Leitão da Bairrada e da Colegiada de Nª. Sª. da Anunciação da Lourinhã.


Deve-se referir que “os nossos Ovos Moles de Aveiro” foram rapidamente consumidos, fruto da sempre elevada expectativa que criam, da sua qualidade e do seu carácter democrático no gosto.


Por último, realizou-se um jantar de encerramento e convívio, na Fábrica da Pólvora de Barcarena, aonde todas as confrarias puderam brindar com o Vinho de Carcavelos, confraria anfitriã, a forma exemplar como decorreu toda a cerimónia.

O CEUCO - Conselho Europeu de Confrarias - Portugal pretende com as confrarias filiadas, a promoção e investigação do património nacional, assim como, a defesa e difusão da autenticidade dos produtos, almejando assegurar às gerações futuras a vivência e convivência com a sua identidade cultural, bem como, a divulgação a nível nacional e internacional do património gastronómico de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário