sexta-feira, 8 de abril de 2011

Lançamento do Livro “Ovo Mole & Companhia”

Dia 8 de Abril

Data que se revelou ser muito especial para Aveiro e é já um marco na história literária da cidade.

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Aveiro revelou-se manifestamente pequeno para receber tantos convidados para o lançamento do Livro “Ovo Mole & Companhia”.
O momento contou com a abertura da Vereadora da Cultura, a Srª. Drª. Maria da Luz Nolasco, que desde logo cativou a atenção de todos.
D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro, fez uma apresentação deliciosa da autora e do Livro “Ovo Mole & Companhia”, que teve a particularidade de deixar a sala pendurada nas suas palavras, como que sempre à espera da seguinte.
Rosa do Céu, a Autora, Confreira de Honra da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, confessou sentir-se afortunada por ter sido eleita, pela sua Confraria, a escrever um conto infanto-juvenil, sobre Aveiro, a Região de Aveiro e o seu mais afamado Património Gastronómico. Em jeito familiar, partilhou o segredo: dar cabal liberdade criativa à caneta.

O título do Livro “Ovo Mole & Companhia” remete-nos para um Ovo Mole em particular. Porque, de entre os muito especiais ovos moles de Aveiro, este é de facto, muito mais especial…
Um pouco à semelhança do que George Orwell, em “O Triunfo dos Porcos”, nos diz: todos os porcos são especiais, mas que há uns mais especiais que outros.
A autora descreve-nos porque é este Ovo Mole mais especial que todos os outros: porque nasceu diferente dos outros (pequenino, leve e deformado).
Este Ovo Mole especial torna-se a personagem central do conto e vive uma linda aventura plena de descobertas pela região de Aveiro, sempre à boleia do vento.
E assim fica a conhecer esta nossa zona, a qual nos é apresentada como que em postal ilustrado, com várias pinceladas sobre as belezas de Aveiro.
Enamora-se da ria, onde partilha juras de amor eterno.
Viaja com o vento, pulsando emoções fortes …”galga rios e pontes, alonga-se pelas salinas, espreita os marnotos curvados sobre a brancura de montes de sal, espraia-se pelas planícies seguidas das Gafanhas, joga às escondidas atrás das dunas da praia, sobe mais alto que o farol da Barra, passa pelas cores de festa das casas da Costa Nova e entusiasma-se com o puxar das redes de pesca na Praia da Vagueira”.
Partilha com a estátua de Santa Joana Princesa o seu amor por Aveiro e a ânsia de, como ela, poder ser eterno e poder ficar por aqui.

E, porque ele é especial…tudo na sua vida acontece de modo especial… Até a ilustração do Livro tinha de ser especial. Francisco Cunha, ilustrador, viu a sua criatividade tornar-se alvo de rasgados e merecidos elogios.

Houve ainda tempo para a teatralização do conto, por Graça Amaral, que fez as delícias dos presentes.

O lançamento do Livro “Ovo Mole & Companhia” foi um momento organizado pela Câmara Municipal de Municipal de Aveiro, pela Edições Meiosdarte e pela Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, que contou com o apoio da APOMA, do Grupo Musical “Outros Tons”, da arteRiso, da EFTA e da São Domingos, pelo que aproveitamos este espaço para um sentido “bem-haja”, pois o charme da cerimónia não teria sido o mesmo, sem a colaboração de todos.

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro assume com indisfarçável orgulho a aceitação que o Livro já alcançou, junto do público aveirense e estrangeiro (por se tratar de uma edição bilingue, esta doce estória não conhece fronteiras).

À venda nas livrarias da Cidade e nos Produtores Associados, o Livro “Ovo Mole & Companhia” trata-se de uma aposta cultural vencedora, porquanto eleva toda a Região de Aveiro e a transporta a outros destinos geográficos e imaginários.

Sem comentários:

Enviar um comentário