Em anexo publicam-se os primeiros trabalhos saídos das mãos dos mais novos, visitados durante o mês de Maio pela Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, aquando do convite endereçado pela direção do supracitado Centro Social. A Confraria vista por quem defenderá no futuro a longa e honrosa traição Aveirense!
sexta-feira, 29 de junho de 2012
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Jantar capitular
Decorreu no passado dia 15 de Junho mais uma reunião capitular da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, desta feita no restaurante Palad'arte Restaurant & Winery.
Neste périplo gastronómico e cultural pelos ilustres restaurantes aveirenses, os convivas tiveram um tratamento caloroso por parte de toda a equipa que bridou a Confraria com um requintado jantar e um excelente serviço.
A inquestionável qualidade deste repasto culminou com uma fabulosa sobremesa de “mousse de requeijão em cama de doce de ovos”, unanimemente aplaudida.
Com o espírito confrádico sempre presente foram abordados e discutidos diversos temas pertinentes à atividade da Confraria, aos Ovos Moles e à Cidade de Aveiro.
Em forma de conclusão, consideramos que o nome “Palad'arte” adequa-se na perfeição ao espaço e à qualidade demonstrada.
domingo, 10 de junho de 2012
Por Terras da Cereja…
O passado Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, revestiu-se de uma especial concentração confrádica em Terras da Cereja, desta feita na freguesia de Alcongosta, no Fundão.
Com cerca de uma vintena de representações presentes, de norte a sul do país, e a assistência dos muitos milhares de visitantes naquele que foi também, o último dia da “Festa da Cereja do Fundão 2012”, os confrades desfrutaram da entusiástica receção, com um tradicional e requintado cortejo pela Feira, desde a centenária Igreja Matriz.
Numa zona de hábitos sadios, a Cereja (antioxidante potente) foi rainha e, desde a cerimónia de entronização de novos confrades, até ao local de repasto (sito numa antiga moagem recuperada pela Câmara), todos se puderam deliciar com abundância desta iguaria regional e sazonal.
A visita guiada a alguns pontos dignos de interesse histórico e social contou com a cortesia do Presidente da Câmara como cicerone, com destaque para a Exposição “As Cerejas” no edifício da Moagem, da autoria do pintor albicastrense Ambrósio Ferreira (patente até dia 2 de Julho).
A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro teve honras de receção, partilhando a mesa da presidência confrádica anfitriã e inaugurando a partilha de oferendas orientada pelo digníssimo Presidente da Câmara do Fundão, ele próprio recém-entronizado (ver foto).
Para o futuro ficou o estreitar de relações entre as instituições destas duas regiões geograficamente afastadas, mas que com o espírito de irmandade presenciado, se encontram cada vez mais em rota de comunhão de valores e de parcerias culturais.
sábado, 9 de junho de 2012
Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro compareceu ao VII Capítulo da Confraria Gastronómica ‘O Moliceiro’
Dia 9 jun.
No passado dia 9 de Junho de 2012, no Município da Murtosa a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro compareceu ao VII Capítulo da Confraria Gastronómica ‘O Moliceiro’.Pelas 10 horas as confrarias concentraram-se no Largo de Pardelhas seguindo-se o desfile até à Câmara Municipal da Murtosa.
No salão nobre da Câmara deu-se a recepção às confrarias e demais Convidados, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Murtosa, Sr. Eng. Joaquim Baptista, seguindo-se um serviço de vinho fino de honra e a tradicional fotografia de grupo.
Por volta do meio-dia, as confrarias convidadas deslocaram-se para o Cais da Ribeira de Pardelhas, onde foram entronizados os novos confrades e servido um reconfortante e farto almoço, onde constaram iguarias da região, como o Sável e as caras de Bacalhau.
Ao final do almoço, as Confrarias puderam participar em diversas actividades lúdicas do ‘Moliceiro em Movimento’, no qual a ria assumiu sempre principal realce, quer fosse no passeio de Moliceiro, quer no passeio de bicicleta ou para os menos aventureiros na caminhada pelas margens da ria.
A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro congratula-se pela forma singular como a Confraria do Moliceiro tem o condão de nos brindar com a sua entusiasmante amizade e alegria, bem como o intuito que os move, a preservação de um património gastronómico riquíssimo.
Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro marca presença na 2ª edição do Festival do Pão-de-Ló de Ovar
Dia 8 e 9 jun.
A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro, a convite da Câmara Municipal de Ovar, marcou presença na 2ª edição do Festival do Pão-de-Ló de Ovar que decorreu entre os dias 8 a 9 de Junho no Jardim do Cáster na cidade mãe do Pão-de-Ló, Ovar.
A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro, a convite da Câmara Municipal de Ovar, marcou presença na 2ª edição do Festival do Pão-de-Ló de Ovar que decorreu entre os dias 8 a 9 de Junho no Jardim do Cáster na cidade mãe do Pão-de-Ló, Ovar.
A confraria participou neste certame, conjuntamente com a APOMA. Apesar do centro das atenções deste festival ser o Pão-de Ló de Ovar, o nosso stand registou uma afluência bastante elevada por parte dos visitantes.
A nossa primeira presença neste festival vareiro, foi agraciada pessoalmente pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, o Dr. Manuel Alves de Oliveira.
A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro agradece à Câmara Municipal de Ovar pelo convite, à Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar pela recepção verdadeiramente confrádica e à APOMA pela disponibilidade demonstrada.
Subscrever:
Mensagens (Atom)