domingo, 10 de junho de 2012

Por Terras da Cereja…

O passado Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, revestiu-se de uma especial concentração confrádica em Terras da Cereja, desta feita na freguesia de Alcongosta, no Fundão.
Com cerca de uma vintena de representações presentes, de norte a sul do país, e a assistência dos muitos milhares de visitantes naquele que foi também, o último dia da “Festa da Cereja do Fundão 2012”, os confrades desfrutaram da entusiástica receção, com um tradicional e requintado cortejo pela Feira, desde a centenária Igreja Matriz.
Numa zona de hábitos sadios, a Cereja (antioxidante potente) foi rainha e, desde a cerimónia de entronização de novos confrades, até ao local de repasto (sito numa antiga moagem recuperada pela Câmara), todos se puderam deliciar com abundância desta iguaria regional e sazonal.

A visita guiada a alguns pontos dignos de interesse histórico e social contou com a cortesia do Presidente da Câmara como cicerone, com destaque para a Exposição “As Cerejas” no edifício da Moagem, da autoria do pintor albicastrense Ambrósio Ferreira (patente até dia 2 de Julho).

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro teve honras de receção, partilhando a mesa da presidência confrádica anfitriã e inaugurando a partilha de oferendas orientada pelo digníssimo Presidente da Câmara do Fundão, ele próprio recém-entronizado (ver foto).

Para o futuro ficou o estreitar de relações entre as instituições destas duas regiões geograficamente afastadas, mas que com o espírito de irmandade presenciado, se encontram cada vez mais em rota de comunhão de valores e de parcerias culturais.

Sem comentários:

Enviar um comentário