segunda-feira, 16 de julho de 2012

II Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar

Na solarenga tarde do dia 16 de Julho, ocorreu o II Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, onde a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro não podia deixar de marcar presença.

As cerimónias desta confraria vizinha, tiveram início marcado no Largo Família Soares Pinto onde os confrades convidados se concentraram e de onde partiram em direcção ao auditório do Orfeão de Ovar a fim de presenciarem o momento solene do capítulo.

A cerimónia teve início com o já habitual toque do búzio, outrora utilizado para chamar os pescadores para a faina, e prosseguiu com a entronização dos novos confrades efectivos e honorários. Terminada a entronização, seguiu-se a oração de sapiência, este ano proferida pelo Mestre Maia Marques, e que de uma forma brilhante expôs a história da gastronomia ao longo dos tempos e as suas ligações e influências religiosas.

O final sessão solene ficou a cargo de uma aluna do Orfeão, que ao piano presenteou os convidados com melodias extraordinariamente bem interpretadas. As cerimónias continuaram, desta vez com o desfile pelas ruas de Ovar, em que os confrades presentes foram melodiosamente conduzidos pela Banda Filarmónica Ovarense até ao lugar do repasto confrádico. A ementa apresentada, serviu de visita guiada a algumas iguarias vareiras, entre elas as Papas de Sarrabulho à moda de Válega e os Rojões à Lavrador.

O manjar vareiro não podia ter outro final que não fosse a sumptuosa degustação de Pão-de-Ló de Ovar! O nosso agradecimento pela forma familiar com que a Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar nos recebeu.

Sem comentários:

Enviar um comentário