sábado, 14 de maio de 2011

“Viagem Enogastronómica ao Interior da Terra”

Dia 14 Maio
O cenário natural único das Grutas de Mira de Aire foi, no passado dia 14 de Maio, palco de uma inovadora actividade turística e enogastronómica, numa das consideradas “7 Maravilhas Naturais de Portugal”. A convite da prestigiada organização, onde ressaltam os nomes de Isabel Amado e de Amílcar Malhó, (reconhecidos mentores de projectos de desenvolvimento regional e de jornalismo em revistas nacionais da especialidade), a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro marcou notada presença entre a demais meia centena de convivas.

Com prólogo assente numa aprofundada exposição temática histórico-cultural e espeleológica, os participantes puderam degustar ao longo do percurso (e para além da experiência com capacete e lanterna de espeleólogo) de uma variedade de produtos regionais gastronómicos da Região de Mira de Aire. Destacaram-se, entre outros, a morcela local de arroz, os queijos de cabra, o puré de legumes com urtigas, as migas de verças e as bochechas com arroz de feijão. Acompanhado por vinho de castas regionais selecionadas, o jantar ocorreu num ambiente com centenários estalactites/ estalagmites, junto à área de um lago subterrâneo, no seguimento do Rio Negro que atravessa quilómetros de galerias, muitas das quais ainda em activa exploração.

A participação confrádica aveirense “fomentou a idealização de novos projectos nacionais”, nas palavras dos seus participantes, “que colocarão o prestigiado nome da região de Aveiro na rota dos prestigiados chefes gourmet e respectivas publicações/eventos, cabendo aos Ovos Moles um justo papel gastronómico e de divulgação cultural”.

Com a chancela da organização do evento, assim como do confrade aveirense Manuel Couceiro (Confraria de S. Gonçalo / Presidente da Faculdade de Arquitectura – Universidade Técnica de Lisboa), a Região de Aveiro estará brevemente envolvida numa prestigiada actividade nacional gastronómico-cultural com epicentro no ex-libris conventual.

Sem comentários:

Enviar um comentário