quinta-feira, 14 de julho de 2011

O TRAJE

O TRAJE
“ANO DE CRIAÇÃO 2009"
DESIGN: ANA FILIPA GOMES


Um doce conventual… uma história enraizada… séculos de tradição… mas uma confraria dinâmica, jovem, que deu aos Ovos Moles de Aveiro uma nova vida, tornando-os um produto também deste século.

Assim, o traje desta Confraria, deverá sempre ser capaz de reflectir o binómio tradição / contemporaneidade.

As cores seleccionadas, para além da alusão ao logótipo, reforçam a relação directa ao doce – mais concretamente o amarelo do ovo – remetendo-nos, a cor castanha, para a terra, a tradição, os primórdios da receita.

De forma a torná-lo um traje que reflectisse o dinamismo e carisma do grupo que compõe a Confraria, desenhou-se uma peça única que, com pequenas alterações de corte e forma, permitiu ser adaptada aos elementos femininos – transformando-se num casaco/vestido – e masculinos – numa versão mais comprida e menos cintada.

A escolha de um tecido leve e a cor do mesmo, confluíram também para o resultado final, que reflecte o conceito deste grupo confrádico.
Rematando o conjunto, o chapéu representa as formas do Ovo Mole de Aveiro, optando-se pela cor castanha numa referência e ligação à terra e às origens.
A aplicação do símbolo em marca de água, sobre o tecido, confere-lhe originalidade e distinção, reforçando, visualmente, a marca.

Na sua globalidade, o resultado final é um o traje leve, alegre, mas conceptualmente forte, que harmoniza o grupo e contribui para perpetuar a doce história. A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro encontrou na designer profissional aveirense Ana Filipa Gomes a mestria perfeita do saber conciliar todos os requisitos necessários à odisseia cultural deste ex-libris conventual regional.”








Sem comentários:

Enviar um comentário