segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

“Bacalhau com Ovos Moles”: Receita Provada e Aprovada por Todos em Magnífico Capítulo Ilhavense

A Confraria do Ovos Moles de Aveiro teve a enorme honra de participar no XIII Capítulo da Confraria do Bacalhau.

Como é por demais sabido, a jovem Confraria Aveirense tem uma relação de grande proximidade com todos os confrades da Confraria do Bacalhau, não só pela sua imensa simpatia e gosto de bem receber, mas, fundamentalmente, por servir de exemplo de verdadeira fraternidade, espírito de união e de missão. “Missão”, porque a mui amiga Confraria do Bacalhau defende de forma impar uma das mais acarinhas iguarias nacionais: o Bacalhau.

Foi num ambiente de verdadeira festa que, mais uma vez, os muitos confrades e amigos da Confraria do Bacalhau, oriundos das mais diversas partes do país e do estrangeiro, se reencontraram no Museu Marítimo de Ílhavo.
Foram recebidos pelos confrades Ribau Esteves e João Madalena, este último, o Grão Mestre da Confraria do Bacalhau, que deram a conhecer aos presentes os novos projectos do Museu de Ílhavo, que passam pela criação de um Centro de Investigação Marítimo e pela construção de uma aquário para acolher bacalhaus (que estará pronto já no final deste ano).
“A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro exulta pois esta ideia que permitirá a todos, em especial aos mais novos, conhecer o Bacalhau no seu habitat natural, rodeado de outras espécies marítimas que o acompanham no seu estado selvagem”, afirmaria o confrade Francisco Granjeia.

Assistiu-se naquele simbólico local à entronização da Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (Hotelaria), do Diário de Aveiro e da Rádio Terra Nova (105.0 FM), como confrades de honra e também, dos novos Confrades Efetivos, Frederico Martins, Joaquim Coelho, Lauro Marques e Sérgio Pericão.

Rumou-se depois em cortejo para o Hotel de Ílhavo, onde foi servido um belíssimo manjar composto pelas mais diversas formas de confeccionar o Bacalhau, das quais destacamos as Pataniscas de Honra, as Punhetas e Caras de Bacalhau, a feijoada de Samos e claro, o já famoso Bacalhau à Confraria.

No final do Capítulo e como já vai sendo tradição, os confrades aveirenses dos Ovos Moles presentes, a pedido da Confraria do Bacalhau, deram a provar a todos os convivas o conteúdo de uma elegante barrica confrádica exclusiva, ou seja, os Ovos Moles de Aveiro certificados.

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro agradeceu e desejou à Confraria do Bacalhau as maiores felicidades, retribuindo os ensinamentos confrádicos recebidos e estando sempre pronta a apoiar as suas actividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário