sábado, 14 de janeiro de 2012

Terras de Santa Maria renovam pleno de Festa Confrádica Aveirense

14 jan.
Foi no passado dia 14 de Janeiro de 2012 que decorreu o XI Capitulo da Confraria da Fogaça da Feira, este ano acrescido de um momento singular na história de tão nobre confraria, a celebração do seu décimo aniversário. A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, à semelhança dos anos anteriores, voltou a marcar presença. As cerimónias capitulares iniciaram-se pelas 10 horas, no milenar Castelo da Feira, com a recepção aos convidados onde foi servido um aprazível pequeno-almoço.
Desde início a Fogaça assumiu particular protagonismo. Entre os inúmeros confrades presentes, de destacar a comitiva confrádica francesa, composta por cerca de 60 pessoas, representando 10 confrarias do centro de França. As cerimónias capitulares prosseguiram com uma missa solene e bênção dos estandartes, a que se seguiu a entronização dos 10 novos confrades focacianos e a homenagem, a título póstumo, ao prof. Baltazar Oliveira, ao qual a Confraria concedeu o título de Confrade Leonis (título interno de benemérito). A cerimónia que decorreu no acolhedor salão nobre da Torre de Menagem do Castelo, prosseguiu com a entronização do Confrade Mirífico (título interno de confrade de Honra) do ano, o Dr. Celestino Portela. Terminada a cerimónia, os convidados deslocaram-se até à praça de armas do castelo onde foi tirada a já tradicional foto de família. Os famintos confrades deslocaram-se então para o Europarque onde os esperava um requintado amuse bouche que serviu para aguçar o apetite para almoço. O almoço decorreu com um saudoso espírito confrádico onde não faltou um inesperado momento musical proporcionado pelos confrades franceses. O momento porque todos os confrades ansiavam veio com a sobremesa, a degustação da iguaria da rainha das terras de Santa Maria, a Fogaça. Desta vez, além de servida na sua forma original, foi também apresentada em diversas variações tais como pudim de fogaça ou o cheesecake com base de fogaça. A despedida dos convidados deu-se ao som da sentida canção das Fogaceiras.

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro deixa um sentido agradecimento à Confraria da Fogaça, pela forma apaixonada com que defende a preservação e cultura um produto de tão grande significado e tradição para as gentes das Terras de Santa Maria.

Sem comentários:

Enviar um comentário