terça-feira, 8 de maio de 2012

II Capítulo das Sardinhas Doces

É do senso comum que Junho é o mês dos santos populares e das sardinhas! De igual forma, está mais do que aceite que a sardinha é rica em ómega 3 e que protege as artérias e o coração. Porém, Maio é, também ele, o mês das Sardinhas.
E, imagine-se, em Maio, as sardinhas são doces! As Sardinhas Doces de Trancoso!

O nosso Portugal apresenta uma infindável variedade gastronómica e, desta feita, à semelhança dos Ovos Moles de Aveiro, a receita das Sardinhas Doces nasceu nos conventos. Nos finais do século XVII, altura em que se acredita ter-se iniciado a sua produção no Convento de Freiras da Ordem de Santa Clara, em Trancoso, as freiras pegaram em gemas de ovos, amêndoa, chocolate, açúcar, azeite de qualidade superior e, juntando uma pitada de sal e canela, voilá(!), criaram uma parada de sabores ricos e envolventes: a sardinha doce. E, em Maio celebra-se, em Trancoso, a promoção daquela iguaria local.

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro acenou afirmativamente ao convite endereçado pelos Confrades de Trancoso e juntaram-se à festa que foi o II Capítulo das Sardinhas Doces, durante o qual, imagine-se, outro doce conventual (o nosso Ovo Mole) foi alvo de rasgados elogios e, apurada degustação!

Sem comentários:

Enviar um comentário