quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apresentação candidatura “Ousar crescer

Dia 19
No passado dia 19 foi apresentado, em Tentúgal, o programa da candidatura “Ousar crescer” à Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas (FPCG). Esta candidatura é presidida pela Dra. Olga Cavaleiro, grão-mestre da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal. Foi com enorme satisfação que a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro (COMA) aceitou o convite para integrar esta candidatura, indo ocupar, em caso de eleição, a vice-presidência da FPCG. A COMA marcou presença neste evento que registou uma afluência notável, enchendo por completo a Igreja de Tentúgal, reforçando assim a união entre confrarias que é uma das principais linhas orientadoras desta candidatura. A COMA aproveitou esta apresentação para reforçar todo o seu apoio e disponibilidade.

A FPCG é senhora de uma história e de uma tradição que temos de saber compreender e aproveitar, tendo um papel fulcral na vida cultural, social, económica e turística do nosso País. Esta candidatura, numa tentativa de realce do que melhor de faz dentro das nossas organizações, apresenta três domínios, interligados, mas distintos entre si, sobre os quais pretende exercer toda a sua influência:

  • Gastronomia Portuguesa
  • Confrarias Gastronómicas
  • Federação Portuguesa de Confrarias Portuguesas

Foi referida a importância da Gastronomia Portuguesa e a necessidade de a distinguir como um elemento fundamental no crescimento económico atuando como fator de atração turística. Assim, esta candidatura pretende que a FPCG se mobilize no sentido de ajudar as confrarias a criarem as condições de reconhecimento daquilo que são os bons produtos e, em parceria com outras instituições, facilitar a distinção do que melhor se faz na nossa gastronomia, realçando que qualificar é urgente e preservar é preciso! Sendo as Confrarias Gastronómicas a razão de existência da FPCG, estas, mais do que tudo, são a sua alma e é para elas que deve dirigir a sua atividade.

Esta candidatura referiu que mais do que impor regras avulsas saídas da reflexão das reuniões em Conselho Diretivo é necessário promover a discussão, a reflexão e a ponderação de inúmeras questões. As propostas passaram também pela criação de grupos de trabalho, realização de um grande encontro onde as confrarias possam divulgar, promover e vender os seus produtos endógenos e propor a cada um dos canais de televisão portugueses a realização de um programa semanal ou mensal onde sejam conhecidas todas as confrarias associadas da FPCG. A “Ousar crescer” defende que a Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas tem que ser, na sua atuação, mais transversal na sociedade portuguesa. Ou seja, é necessário perceber todas as dimensões da alimentação e procurar parcerias que tornem o nosso movimento visível na atualidade nacional e possam criar sinergias de colaboração.
Assim foram apresentadas uma série de possíveis parcerias, entre as quais:

  • Sociedade Portuguesa de Cardiologia
  • Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Departamento de Química da Universidade de Lisboa
  • Escolas de Hotelaria e Turismo
  • TAP

Para além das parcerias foram apresentadas outras atividades que se pretendem desenvolver, nomeadamente:

  • Aproximação com a Federação de Confrarias Báquicas tendo em vista uma Confederação de Confrarias eno-gastronómicas
  • A participação em eventos de âmbito nacional como as principais Feiras do Livro (Lisboa e Porto)
  • Pedidos de reunião com os presidentes dos grupos parlamentares da Assembleia da República, com o Ministério da Agricultura, com o Ministério da Economia, com a Secretaria de Estado da Cultura e com a Associação Nacional de Municípios
  • Reformulação da página Web e criação de uma página nas principais redes sociais
  • Conseguir o estatuto de entidade de utilidade pública
  • Assegurar a presença nos principais certames de gastronomia e artesanato como parceiro económico
  • Internacionalização do nosso movimento confraternal gastronómico


A avaliar pelo apoio obtido, esta candidatura apresentará uma elevada dinâmica e dedicação, tendo pela frente um trabalho árduo e de elevada responsabilidade. No entanto é com a força destas confrarias/pessoas que conseguimos manter, divulgar e enaltecer o que de melhor temos em Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário