sábado, 19 de março de 2011

COMA no XXII Capítulo da Confraria do Queijo da Serra

Dia 19 de Março
No passado dia 19 de Março, a Confraria dos Ovos Moles marcou presença no XXII Capítulo da Confraria do Queijo da Serra.

O programa apresentado foi bastante extenso, tendo começado no dia 18, com uma visita ao Museu do Pão, seguido de um jantar, no mesmo local. No dia 19, a festa recomeçou logo cedo, tendo havido diversas actividades, entre elas o desfile das confrarias, dois “show-cookings” da gastronomia local, a foto de família, a cerimónia de entronização e o Banquete.

Infelizmente, a Confraria dos Ovos Moles só se pode fazer representar a partir da cerimónia do Capítulo e entronização dos novos confrades.

A cerimónia, que se realizou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, começou com as intervenções do Grão-Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela, do Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e do Grão-Mestre da Confraria dos Amigos dos Queijos do Principado das Astúrias.

Seguiu-se a entronização dos novos confrades, donde destacamos que dos 6 elementos, 5 eram do sexo feminino. Depois, houve uma pequena comunicação, sobre “Saúde e Queijo” e terminou com a apresentação da candidatura do Queijo Serra da Estrela à integração nas "7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal” e entrega de lembranças às confrarias presentes.

Após a cerimónia as confrarias rumaram à Quinta do Chão da Bispa, onde se realizou o Banquete. Durante o mesmo, foi possível degustar várias iguarias regionais, entre elas, como é óbvio o Queijo da Serra. O jantar o convívio foi bastante salutar, tendo sido trocadas muitas impressões com elementos da Confraria dos Nabos e Companhia.
 
Bem hajam, confrades do Queijo da Serra e até para o ano que vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário