sábado, 24 de março de 2012

Ovos Moles de Aveiro com Sainhas!

A 24 de Março, no IV Capítulo da Confraria “As Sainhas”, os Ovos Moles de Aveiro foram sobremesa sobremaneira apreciada, após apurada degustação de afamados pratos da gastronomia Vaguense, estes prodigiosamente confecionados com o esmero e sapiência das Confreiras Sainhas.
O IV capítulo da Confraria vizinha entronizou 5 Confrades de Honra, os quais juraram honrar e promover as estaladiças e deliciosas sainhas.
À cerimónia de entronização seguiu-se um retrato de família digno de uma pintura, tal o colorido concedido pelos trajes de cada uma das trinta e quatro confrarias presentes.
As Confrarias, embaixatrizes da cultura e da tradição das regiões e localidades das quais são oriundas, contribuíram para que Vagos tenha vivido um dia riquíssimo de cores, saberes e sabores. A marca visual de maior relevo aconteceu no desfile, característica marcha confrádica, ao qual sucedeu uma autêntica viagem ao passado, durante um manjar dos Deuses, na Casa Museu de Santo António.
De visita ao início do Século XX, altura em que os Ovos Moles de Aveiro celebravam os seus 400 anos, todos os elementos nos remetiam para as vivências dos agricultores da época.
Uma palavra à fabulosa organização das Sainhas, na recriação de um casamento tradicional, onde cada pormenor foi alvo do maior cuidado, desde a decoração do espaço, passando pela ementa confecionada com produtos endógenos, até à forma de a degustar.
Um evento memorável para a gastronomia, a cultura e as tradições da nossa Região. Uma festa gustativa por excelência. Das Sainhas aos Ovos Moles de Aveiro, a efeméride teve o mérito de saber destacar que Aveiro é uma Região riquíssima em maravilhas gastronómicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário