quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

IV Grande Capítulo da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

Mais de duzentos convivas de numerosas entidades oficiais/ culturais regionais e nacionais, assim como de Espanha, estiveram presentes no passado dia 15 de dezembro para comemorar esta já tradicional cerimónia capitular aveirense.
As festividades começaram com a concentração na Praça da República às 10.30, secundada pela fotografia da família confrádica nos antigos Paços do Concelho, e tendo tido este ano a graciosa presença da Banda de Gaitas de São Bernardo.

Ao som ímpar e inovador das gaitas-de-foles decorreu este ano o desfile cerimonial pelas ruas da cidade, com terminus previsto para o Museu de Aveiro.

Nesta “casa de cultura”, sob a égide do Padre João Alves, Reitor do Seminário de Aveiro, procedeu-se à entronização dos novos confrades efetivos e de honra, na majestática Igreja de Jesus. Neste momento solene integraram as hostes confrádicas os senhores Américo Pessoa, Cristina Bernardes, Margarida Cerqueira, Joaquim Oliveira Serrano, José Cupido, Sónia Neves e Teresa Christo, assim como os Confradinhos Rita Pessoa e Diogo Fernandes; na comitiva “Confrades de Honra” entraram este ano o Museu de Aveiro (representado pela sua digníssima diretora Dra. Zulmira Gonçalves e pela Dra. Cláudia Melo), assim como os reconhecidos nomes da cantora de Jazz Jacinta, do ator Pêpê Rapazote (Pedro Fernandes) e do Chef Bertílio Gomes (responsável pela sobremesa exclusiva com gelado de ovos moles certificados).
A cerimónia decorreria com um cocktail nos claustros do Museu, com a participação do grupo musical da “Oficina de Música de Aveiro” e degustando Ovos Moles de Aveiro (cedidos pelos produtores da APOMA e que acederam igualmente ao convite para estarem presentes). Após o preâmbulo do ator Pêpê Rapazote, embaixador confrádico 2012 em final de mandato, seria a vez da Chancelaria da Confraria dos Ovos moles (também em final de mandato) convidar os presentes a uma breve viagem no tempo “… uma viagem que teve mais razão de ser por ser aquele mui provavelmente, o local berço dos Ovos-moles, ainda nas instalações do primordial mosteiro de jesus do séc. XV, à época da princesa Joana, entretanto feita Santa-Padroeira da cidade.



De facto, com apenas água de nascente, açúcar (chegado da recém-descoberta lha da Madeira), gemas de ovo da região e… um segredo bem guardado, surgiu uma iguaria que começou por ser um remédio-santo para os mais debilitados aí internados, e iniciando depois uma epopeia de 500 anos, de doce história e tradição. A juntar a isto, não poderia ser alheia a atual comemoração dos 200 anos deste edifício, cuja nobreza patente secundou o primogénito convento dominicano, e que a Confraria com honra acedeu em se associar, promovendo este singelo tributo ao local, à história nele contida e, sobretudo, à memória coletiva das gentes amigas de Aveiro”.

Perante o emblemático cenário histórico e todos os Amigos do Museu presentes, e, perante os Produtores dos Ovos Moles que aderiram ao convite (e são os fiéis guardiões, na atualidade, das mais secretas receitas conventuais traduzidas no requinte dos OMA certificados), a Confraria (embaixatriz cultural natural da Cidade e Região de Aveiro) manifestou publicamente agradecimento a todos os que, presentes e ausentes, ajudaram a passar da ideia inicial (Natal 2008) a uma prática confrádica dotada de reconhecida regularidade (aquém e além fronteiras), e das quais se destacaram:


  • O Apoio Associativo- centros sociais, centros universitários e para pessoas portadoras de deficiência;
  • O Apoio à Solidariedade Social- angariação de fundos e meios de apoio à IPSS Florinhas do Vouga, CERCIAV,
  • Casa dos Pobres de Coimbra e, atualmente, à SCMA, entre outros; O Apoio à Cultura - palestras em escolas profissionais e outras, lançamento de livros, promoção de eventos didáticos, debates temáticos e do património histórico regional;
  • E inevitavelmente, os eventos nacionais e estrangeiros relacionados com o apoio à Gastronomia, muitos deles promovidos pela Federação Portuguesa das Confrarias (FPCG), outros pela Confederação Europeia (CEUCO), por mui ilustres e variadas Confrarias e por Outros organismos relacionados, uns mais, outros menos anónimos, mas todos em prol da defesa do que há de bom e de melhor em cada Região.

“Nesta caminhada movida pela paixão por Aveiro, cada um dos confrades tem funcionou como um dínamo, iluminando, no conjunto, a razão estatutária de ser da Confraria: “…a prossecução de objetivos da comunidade no sentido de viabilizar o bem comum” (artigo 3º, alínea D). De modo mais ou menos eficaz, encorajar os vindouros confrades e a nova direção a eleger para os próximos anos, foi um objetivo que tentámos perseguir sempre e que só o futuro avaliará com pragmatismo”, diria o Chanceler.
A cerimónia contaria ainda com momentos culturais de relevo:
1- Apresentação da “Forma de Pão de Açucar” (ofertada às Confrarias) pelo Eng. Paulo Morgado (ADERAV);
2- Atribuição do Certificado de Mérito Aveirense ao artesão Ferreira (único fabricante das barricas de madeira);
3- palestra do Município de Ovar pelo Exmo. Vereador da Cultura, este ano Município convidado da atividade confrádica “Rota dos Ovos Moles de Aveiro”;
4-Discurso da Presidente recém-eleita da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Dra. Olga Cavaleiro;
5- Apresentação da iniciativa Rotary Club de Aveiro, Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro e Confraria dos Ovos Moles, pelo Presidente Rotário, Prof. Manuel Coimbra e que decorrerá em março 2013;
6- apresentação de uma especial Geminação Ibérica Eno-Gastronómica para 2013, entre a Confraria de Aveiro e a “Cofradía del Vino de la Ribera del Duero” (Valladolid), a qual se deslocou em comitiva a Aveiro, em ano de Galardão com o prestigiante PRÉMIO “WINE STAR AWARD 2012”, considerado o óscar do mundo vinícola (sendo reconhecido por editores e críticos enológicos) e que culminará em 28 Janeiro de 2013 com a cerimónia de entrega da biblioteca publica de Nova York, entre os mais seletos da sociedade nova-iorquina, do mundo vínico e da gastronomia internacional.

A cerimónia não terminou sem que Jacinta presenteasse os convivas com uma magnífica atuação dita “à capela”, nem sem que os ”Outros Tons” acompanhassem todos no já tradicional hino confrádico de encerramento, num dia certamente inesquecível para quem teve a oportunidade de poder participar.
Agradecimento fotografia J Cruz. (www.josecruzfotografia.blogspot.com).

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

IV Cerimónia Capitular da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro



Informação atualizada a 11.11.2012

IV Cerimónia Capitular

bado, 15 de Dezembro de 2012

10:30 – 11:00


11:00 – 11:15

Concentração (sede confrádica)
Edif. Fernando Távora - Praça da República (estátua José Estêvão)


Paços do Concelho - Praça da República
Retrato das Confrarias

11:15 – 11:45



11:45 – 12:30





12:30 – 13:30

Desfile das Confrarias
Praça da República até ao Museu de Santa Joana

(Capela do Convento de Jesus – Museu de Santa Joana)
Abertura das Cerimónias
Benção Estandartes e Insígnias
Entronização Confrades de Honra e Confrades Efetivos/Confradinhos

(Claustros do Museu de Santa Joana)
Porto de Honra e Secretariado do Capítulo
[receção, informações, pagamentos e donativos à Confraria, etc…]
Momento Musical “Oficina de Música de Aveiro”
13:30 – 15:15
Almoço Capitular
15:15– 15:45
1- Perspetiva Histórico-Cultural (Eng. Paulo Morgado)
2-Personalidade Aveirense (artesão das barricas de madeira)
3-Apresentação Geminação 2013 (Cofradía del Vino de la Ribera del Duero – Valladolid, Espanha)
4-Iniciativa Confraria/ Rotary Club de Aveiro/ Magna Tuna Cartola da UA
15:45 – 16:00
Município da Rota dos Ovos Moles de Aveiro
Município de Ovar
16:00 – 16:15
Embaixador Ovos Moles 2013
Momento musical
“Outros Tons”
16:15 – 16:30
Encerramento e Entrega de Lembranças

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

1º Capítulo da Confraria do Mel “apadrinhado” pela Confraria dos Ovos Moles de Aveiro

O mês de Novembro pautou-se por uma histórica cerimónia confrádica em terras do Luso.
Enraizado nas fortes tradições regionais do ponto de vista agrícola, desta feita a simpática vila acolheu com enorme sucesso a XI Feira Nacional do Mel e respetivo Fórum Nacional de Apicultura, evento de âmbito europeu que acolheu este ano milhares de visitantes, entre os dias 9 e 11 do corrente.

Promovendo um ex-libris local, mas de âmbito trans-regional e das regiões autónomas, a organização saudou a recém-criada Confraria do Mel com um elegante momento de entronização que decorreu no final da tarde de dia 10, aumentando o numerus clausulus confrádico para 28 individualidades.

A associação cultural Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, entidade sem fins lucrativos fundada em 26 de março de 2009 por escritura pública, foi a Confraria presente neste inesquecível momento da história coletiva/associativa, assinalando /apadrinhando esta 1ª Grande Cerimónia Capitular.

O intercâmbio institucional revelou-se profícuo, com a troca de experiências/saberes a culminar num arranque vitorioso para a recém-formada associação, com sede em Macedo de Cavaleiros mas que, para este momento inaugural, se deslocou ao centro do país.

sábado, 29 de setembro de 2012

Confraria de Aveiro recebe Prémio na Cidade Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012

Dia 29
A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro recebeu, no passado dia 29 de setembro, o honroso Prémio Gastronómico, na categoria “Doçaria Tradicional ”, atribuído pela sua congénere local.

Em pleno berço da nação portuguesa, a cidade de Aveiro e a sua gastronomia foram elevadas ao seu expoente máximo, tendo sido a 1ª Confraria, nacional ou estrangeira, a ser merecedora de tal galardão confrádico.

Na presença de dezenas de confrarias nacionais, espanholas e francesas, o chanceler da confraria aveirense dedicou o prémio a todos os aveirenses e demais fomentadores da gastronomia de qualidade, salientando o facto de, na vida associativa cultural assim como no quotidiano, “o sucesso secundar sempre o árduo trabalho”.

A cerimónia solene desenrolou-se nos majestáticos Paços dos Duques de Bragança, sendo precedido por momento musical, receção institucional e mostra de gastronomia vimaranense (dia 28); no dia 29 as atividades confrádicas pautaram-se por desfile e missa de entronização na emblemática Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em pleno centro histórico da “cidade europeia 2012”.

Contemplou também a geminação com a Confraria do Pinhal do Rei (Leiria) e Cofradia Doña Gontrodo (Astúrias), seguindo-se a entrega dos Troféus de Excelência e do Prémio Álvaro Braga Lopes 2012, à Dra. Cristina Tocante (Hotel das Termas – Curia) e do Prémio Dr. António Maria Tenreiro, entregue à enóloga Dra. Olga Coelho (Adega Cooperativa da Mealhada).

A XXVI cerimónia capitular da Confraria da Panela ao Lume (Guimarães) revestiu-se assim de grande simbolismo para as gentes de Aveiro e, em especial para as “doceiras dos Ovos Moles de Aveiro certificados”, num ambiente de história e significado, com uma envolvência arquitetónica ímpar, que marcará certamente todos os que se puderam deslocar à cidade-berço.


Confraria dos Ovos Moles presente no VI Capitulo da Confraria das Papas de S. Miguel

Dia 29
No passado dia 29 de Setembro a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro deslocou-se à cidade de Oliveira de Azeméis para testemunhar o VI Capitulo da Confraria das Papas de S. Miguel.

O ponto de encontro ocorreu na Praça da República, local de onde se partiu em comboio panorâmico pelas ruas da cidade até à sumptuosa Quinta de Cidacos. Propriedade da D.ª Isabel Maria Calejo, fundadora da Confraria das Papas de S. Miguel, a Quinta de Cidacos, é um verdadeiro tesouro escondido recheado de histórias em terras de Oliveira de Azeméis, definitivamente merecedor de visita exclusiva. Os confrades convidados foram presenteados pela uma harmoniosa actuação do Grupo Folclórico de Cidacos a que seguiu o momento nobre do Capitulo, a cerimónia de entronização dos novos confrades. 

Finda a cerimónia de entronização, o Grupo Folclórico de Cidacos voltou a presentear os presentes com mais uma actuação, desta vez com a recriação de uma tradicional malhada. Os confrades abandonaram Cidacos e rumaram em desfile pelas ruas da cidade de Oliveira de Azeméis até ao centro da cidade. A manhã estava terminada e os confrades sôfregos pelo repasto do Chef Lindolfo Ribeiro, que nos recebeu com as afamadas Papas de S. Miguel, seguidas pela Carne de Porco à S. Miguel. A refeição não podia terminar sem os confrades adoçar o refinado palato com as Barrigas de Confrade e Fatias de Cesar.

Diz a tradição que em dia de S. Miguel e dia de colheitas não se passa fome, e em Oliveira Azeméis cumpriu-se a tradição. Um bem à Confraria das Papas de S. Miguel pelo belo dia que proporcionaram a todos os convidados.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PLURITURIS 2012

O secular Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, foi palco no passado dia 21 de Setembro, de uma das mais emblemáticas galas de turismo. Neste emblemático espaço museológico, junto ao Mondego, onde a memória das irmãs Clarissas e a paixão de Pedro e Inês permanecem, decorreu a IX Gala Publituris Travel Awards, evento coorganizado este ano pelo Turismo Centro de Portugal, "dando a conhecer produtos regionais e equipamentos de excelência", nas palavras do seu digníssimo Presidente, dr. Pedro Machado.

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, Parceiro Institucional do honroso evento, participou na IX Gala conjuntamente com a Associação de Produtores, dignificando a região de Aveiro na presença de mais de 800 participantes, entre nomeados, laureados e demais convidados. Na presença das autoridades autárquicas máximas locais, da Lousã e de Poiares, assim como dos altos dignatários do Ministério da Cultura e de Sua Exa Secretária de Estado do Turismo, entre outras entidades/ individualidades, foi servido um faustoso cocktail / jantar volante proporcionado pelos diferentes parceiros convidados, momento de elevado requinte gastronómico. Seguiu-se um momento musical inédito na religião centro, que decorreu nos fabulosos claustros do mosteiro (reabertos após restauro prolongado em 2010), que começou com os talentosos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, seguindo-se o nomeado André Sardet, o que conferiu ao espaço de si mágico, um esplendor ainda maior nesta noite inesquecível para os convivas.

A apresentação da Gala esteve a cargo do animado Jorge Gabriel, o qual participou ativamente na nomeação dos eleitos e na entrega de prémio aos laureados.

O turismo nacional marcou mais uma vez merecidos pontos, numa fase de grandes desafios e dificuldades, o que foi repetidamente repetido como possível e desejável dínamo em prol da retoma económica e promoção da qualidade. Além das esplendorosas memórias do evento, ficam para a história os premiados: - TAP-melhor companhia de aviação; Easyjet - melhor companhia low-cost; Europcar- melhor RENT- a - car; Abreu - melhor agencia de viagens e melhor site; nortravel- melhor operador turístico; pestana PALACE- melhor hotel 5 estrelas; H2Otel- melhor hotel 4 estrelas; Dom José Beach Hotel- melhor hotel 3 estrelas; vila gale- melhor cadeia hoteleira; Onyria Palmares - melhor campo golfe; Alentejo - melhor região de turismo nacional; Macau - melhor destino internacional; Sheraton hotel Algarve- melhor resort hotel; top atlântico DMC - melhor agência de incoming; Mário Machado e Nazir Din - personalidades turísticas do ano; Eduardo Valagão - prémio Belmiro Santos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Apresentação candidatura “Ousar crescer

Dia 19
No passado dia 19 foi apresentado, em Tentúgal, o programa da candidatura “Ousar crescer” à Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas (FPCG). Esta candidatura é presidida pela Dra. Olga Cavaleiro, grão-mestre da Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal. Foi com enorme satisfação que a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro (COMA) aceitou o convite para integrar esta candidatura, indo ocupar, em caso de eleição, a vice-presidência da FPCG. A COMA marcou presença neste evento que registou uma afluência notável, enchendo por completo a Igreja de Tentúgal, reforçando assim a união entre confrarias que é uma das principais linhas orientadoras desta candidatura. A COMA aproveitou esta apresentação para reforçar todo o seu apoio e disponibilidade.

A FPCG é senhora de uma história e de uma tradição que temos de saber compreender e aproveitar, tendo um papel fulcral na vida cultural, social, económica e turística do nosso País. Esta candidatura, numa tentativa de realce do que melhor de faz dentro das nossas organizações, apresenta três domínios, interligados, mas distintos entre si, sobre os quais pretende exercer toda a sua influência:

  • Gastronomia Portuguesa
  • Confrarias Gastronómicas
  • Federação Portuguesa de Confrarias Portuguesas

Foi referida a importância da Gastronomia Portuguesa e a necessidade de a distinguir como um elemento fundamental no crescimento económico atuando como fator de atração turística. Assim, esta candidatura pretende que a FPCG se mobilize no sentido de ajudar as confrarias a criarem as condições de reconhecimento daquilo que são os bons produtos e, em parceria com outras instituições, facilitar a distinção do que melhor se faz na nossa gastronomia, realçando que qualificar é urgente e preservar é preciso! Sendo as Confrarias Gastronómicas a razão de existência da FPCG, estas, mais do que tudo, são a sua alma e é para elas que deve dirigir a sua atividade.

Esta candidatura referiu que mais do que impor regras avulsas saídas da reflexão das reuniões em Conselho Diretivo é necessário promover a discussão, a reflexão e a ponderação de inúmeras questões. As propostas passaram também pela criação de grupos de trabalho, realização de um grande encontro onde as confrarias possam divulgar, promover e vender os seus produtos endógenos e propor a cada um dos canais de televisão portugueses a realização de um programa semanal ou mensal onde sejam conhecidas todas as confrarias associadas da FPCG. A “Ousar crescer” defende que a Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas tem que ser, na sua atuação, mais transversal na sociedade portuguesa. Ou seja, é necessário perceber todas as dimensões da alimentação e procurar parcerias que tornem o nosso movimento visível na atualidade nacional e possam criar sinergias de colaboração.
Assim foram apresentadas uma série de possíveis parcerias, entre as quais:

  • Sociedade Portuguesa de Cardiologia
  • Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
  • Departamento de Química da Universidade de Lisboa
  • Escolas de Hotelaria e Turismo
  • TAP

Para além das parcerias foram apresentadas outras atividades que se pretendem desenvolver, nomeadamente:

  • Aproximação com a Federação de Confrarias Báquicas tendo em vista uma Confederação de Confrarias eno-gastronómicas
  • A participação em eventos de âmbito nacional como as principais Feiras do Livro (Lisboa e Porto)
  • Pedidos de reunião com os presidentes dos grupos parlamentares da Assembleia da República, com o Ministério da Agricultura, com o Ministério da Economia, com a Secretaria de Estado da Cultura e com a Associação Nacional de Municípios
  • Reformulação da página Web e criação de uma página nas principais redes sociais
  • Conseguir o estatuto de entidade de utilidade pública
  • Assegurar a presença nos principais certames de gastronomia e artesanato como parceiro económico
  • Internacionalização do nosso movimento confraternal gastronómico


A avaliar pelo apoio obtido, esta candidatura apresentará uma elevada dinâmica e dedicação, tendo pela frente um trabalho árduo e de elevada responsabilidade. No entanto é com a força destas confrarias/pessoas que conseguimos manter, divulgar e enaltecer o que de melhor temos em Portugal!

sábado, 15 de setembro de 2012

Rentrée Capitular Confrádica no Restaurante Giz

Dia 15 Set.
O mês de Setembro pauta-se tradicionalmente pela retomada das atividades rotineiras e, não excecionalmente, acontecem novos eventos e retomam-se projetos antigos. Assim foi a nível confrádico aveirense, tendo-se retomado no passado dia 15 a reunião capitular mensal, momento de reflexão interna e discussão em prol da cidade e dos ideais que norteiam esta associação cultural da cidade.
A reunião administrativa decorreu após muito agradável receção gastronómica no restaurante Giz (rua Von Haffe), palco aveirense reputado de vários e originais menus de degustação que, como é sempre apanágio nestas noites de abertura de portas à causa confrádica, ficaram enriquecidos com uma deliciosa sobremesa de Ovos Moles propositadamente elaborada para o efeito pela Chef local.
Gerido pelos irmãos Lopes, Filipe e Ricardo, o espaço lúdico-gastronómico apresentou-se como um lugar a revisitar, com um ambiente de decoração intimista, descontraído e eficaz para tertúlias e eventos eno-gastronómicos.
A Confraria aproveitou o momento para definir as próximas atividades que incluirão, ainda em setembro (dia 21), a honrosa participação na Gala dos PluriturisTravel Awards 2012 (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha – Coimbra) - convite prestigiante do Turismo Centro de Portugal- e ainda a deslocação a Guimarães nos próximos dias 28 e 29 para, em plena Capital Europeia da Cultura (nos Paços dos Duques de Bragança), receber o dignificante “prémio Doçaria Tradicional 2011” atribuído por uma das mais antigas confrarias nacionais e europeias (XXVI Aniversário da Confraria Panela ao Lume - Guimarães).

A reunião não terminaria sem a discussão de novos projetos para outubro e novembro, a antecederem o capítulo confrádico que este ano decorrerá no dia 15 de Dezembro, assim como com a lavragem em ata de um voto de louvor ao anterior Diretor do Museu de Aveiro, Dr. Paulo César Santos, assim como de votos de saudação/felicitações e desejos de bons e inovadores projetos culturais para a comunidade, na pessoa da recém empossada, Exma. Diretora Dra. Zulmira Gonçalves.

sábado, 1 de setembro de 2012

Encontro de Confrarias CEUCO - Portugal

Dia 1 set.
No passado dia 1 de Setembro a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro deslocou-se às Caves Aliança, em Sangalhos, para a participação no "Encontro de Confrarias CEUCO - Portugal", organizado pela CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas) em parceria com a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada.

A este evento acorreram 11 Confrarias de todo o país com o intuito de discutir diversos assuntos de interesse das nossas Confrarias. A ordem de trabalhos foi cumprida e após o término desta, a comitiva prosseguiu para uma interessante visita ao Aliança Underground Museum, onde percorremos as diversas colecções em exposição, com destaque para a colecção de azulejos e de cerâmica de Rafael Bordallo Pinheiro.

A visita terminou no salão nobre das famosas caves bairradinas onde nos esperava um majestoso banquete que tinha como artistas principais duas figuras ímpares da gastronomia bairradina, o Leitão e o Espumante. O almoço deu por terminado um dia de óptimo convívio e confraternização entre todos os presentes.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Confraria na inauguração da Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde

Dia 17 ago.
No dia 17 de Agosto a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro esteve presente pela primeira vez num dos mais emblemáticos certames gastronómicos do país, a Cozinha à Portuguesa – Feira de Gastronomia de Vila do Conde. Este ano realizou-se a sua 14ª edição e a Confraria dos Ovos Moles de Aveiro foi convidada pela organização a marcar presença na sua inauguração.

No programa da inauguração constou uma visita a todos os expositores gastronómicos presentes na feira, onde os Ovos Moles de Aveiro foram figura de destaque.

A inauguração terminou com o jantar no Restaurante Temático da feira, este ano dedicado à Dieta Mediterrânea.

sábado, 21 de julho de 2012

Passeio Anual da Confraria na Ria de Aveiro

Dia 21 Jul.
No dia 21 de Julho, a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro, decidiu celebrar o início do interregno confrádico para férias de uma forma, suis generis, almoçando na ria de Aveiro a bordo da embarcação Canal de S. Roque.

Os confrades marinheiros saíram pelas 13h00 do Canal Central, ávidos para desfrutarem de um extraordinário dia na ria de Aveiro. O tempo ajudou, e o solarengo dia apadrinhou-nos a viagem.

O almoço mini-capitular decorreu entre o desfrute da indelével beleza da ria e os ovos-moles. A viagem percorreu diversos pontos emblemáticos da nossa ria como o Forte da Barra, S. Jacinto, praia da Barra, ilha do Monte Farinha, ilha dos Puxadoiros e permitiu ainda avistar algumas colónias de flamingos para gáudio dos confradinhos presentes.

A viagem terminou no local de partida e instantes antes de terminar, já se sentia vontade de repetir tal jornada. Um agradecimento especial à Ecoria, na pessoa da Catarina, bem como à Travessa do Peixinho.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

II Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar

Na solarenga tarde do dia 16 de Julho, ocorreu o II Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, onde a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro não podia deixar de marcar presença.

As cerimónias desta confraria vizinha, tiveram início marcado no Largo Família Soares Pinto onde os confrades convidados se concentraram e de onde partiram em direcção ao auditório do Orfeão de Ovar a fim de presenciarem o momento solene do capítulo.

A cerimónia teve início com o já habitual toque do búzio, outrora utilizado para chamar os pescadores para a faina, e prosseguiu com a entronização dos novos confrades efectivos e honorários. Terminada a entronização, seguiu-se a oração de sapiência, este ano proferida pelo Mestre Maia Marques, e que de uma forma brilhante expôs a história da gastronomia ao longo dos tempos e as suas ligações e influências religiosas.

O final sessão solene ficou a cargo de uma aluna do Orfeão, que ao piano presenteou os convidados com melodias extraordinariamente bem interpretadas. As cerimónias continuaram, desta vez com o desfile pelas ruas de Ovar, em que os confrades presentes foram melodiosamente conduzidos pela Banda Filarmónica Ovarense até ao lugar do repasto confrádico. A ementa apresentada, serviu de visita guiada a algumas iguarias vareiras, entre elas as Papas de Sarrabulho à moda de Válega e os Rojões à Lavrador.

O manjar vareiro não podia ter outro final que não fosse a sumptuosa degustação de Pão-de-Ló de Ovar! O nosso agradecimento pela forma familiar com que a Capítulo da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar nos recebeu.

domingo, 1 de julho de 2012

Mais uma confraria na rota dos Ovos-Moles, a Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu

Dia 1 Jul.
No passado dia 1 de Julho, a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro foi à cidade de Águeda dar as boas-vindas a mais uma recém-criada confraria, a Confraria Enogastronómica Sabores do Botaréu. A cerimónia capitular teve inicio marcado para o átrio da Câmara Municipal de Águeda, onde os futuros confrades receberam os convidados com um espumante de honra bairradino e uma majestosa mesa de petiscos da região de Águeda, petiscos estes que estiveram na génese desta simpática confraria.

Depois desta reconfortante recepção, seguiu-se o momento solene do capitulo, onde as confrarias madrinhas, Confraria Almas Santas da Areosa e do Leitão e Confraria dos Enófilos da Bairrada, entronizaram os 30 confrades noviços. De salientar o singular ritual praticado pelos novos confrades, que fizeram uma ablução com "agua do Botaréu", como purificação e fidelização a Águeda seus saberes e sabores. Terminada a cerimónia de entronização, deu-se início ao desfile das confrarias pela cidade, e que teve como primeira paragem a escadaria do Palácio da Justiça onde se tirou a tradicional fotografia de família, o desfile continuou pelas ruas da cidade e desaguou à beira-rio no lugar do Botaréu, onde os recém-empossados confrades brindaram os convidados com o momento musical, a interpretação do tema Lavadeiras do Botaréu. Findo o desfile, os confrades deslocaram-se para a Quinta Cheiro d’Alecrim, onde se degustaram variadíssimas iguarias aguedenses. Motivo de particular menção, é a sublime mesa de sobremesas apresentada, grande parte delas confeccionadas pelos próprios confrades e que conquistaram todos os exigentes gastrónomos presentes.

Por último, um agradecimento da Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro à forma calorosa como foi recebida, mas sobretudo a uma Confraria tem por fim a defesa, divulgação dos produtos tradicionais e de uma forma geral, dos usos, costumes e tradições da região de Águeda, e em especial os produtos gastronómicos e todos os saberes e tradições que lhe estão associados. Bem-haja por tão nobres desígnios.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Pintura Infantil e… a Confraria: Centro Social Santa Joana Princesa

Em anexo publicam-se os primeiros trabalhos saídos das mãos dos mais novos, visitados durante o mês de Maio pela Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, aquando do convite endereçado pela direção do supracitado Centro Social. A Confraria vista por quem defenderá no futuro a longa e honrosa traição Aveirense!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Jantar capitular

Decorreu no passado dia 15 de Junho mais uma reunião capitular da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro, desta feita no restaurante Palad'arte Restaurant & Winery.
Neste périplo gastronómico e cultural pelos ilustres restaurantes aveirenses, os convivas tiveram um tratamento caloroso por parte de toda a equipa que bridou a Confraria com um requintado jantar e um excelente serviço.
A inquestionável qualidade deste repasto culminou com uma fabulosa sobremesa de “mousse de requeijão em cama de doce de ovos”, unanimemente aplaudida. Com o espírito confrádico sempre presente foram abordados e discutidos diversos temas pertinentes à atividade da Confraria, aos Ovos Moles e à Cidade de Aveiro. Em forma de conclusão, consideramos que o nome “Palad'arte” adequa-se na perfeição ao espaço e à qualidade demonstrada.

domingo, 10 de junho de 2012

Por Terras da Cereja…

O passado Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, revestiu-se de uma especial concentração confrádica em Terras da Cereja, desta feita na freguesia de Alcongosta, no Fundão.
Com cerca de uma vintena de representações presentes, de norte a sul do país, e a assistência dos muitos milhares de visitantes naquele que foi também, o último dia da “Festa da Cereja do Fundão 2012”, os confrades desfrutaram da entusiástica receção, com um tradicional e requintado cortejo pela Feira, desde a centenária Igreja Matriz.
Numa zona de hábitos sadios, a Cereja (antioxidante potente) foi rainha e, desde a cerimónia de entronização de novos confrades, até ao local de repasto (sito numa antiga moagem recuperada pela Câmara), todos se puderam deliciar com abundância desta iguaria regional e sazonal.

A visita guiada a alguns pontos dignos de interesse histórico e social contou com a cortesia do Presidente da Câmara como cicerone, com destaque para a Exposição “As Cerejas” no edifício da Moagem, da autoria do pintor albicastrense Ambrósio Ferreira (patente até dia 2 de Julho).

A Confraria dos Ovos Moles de Aveiro teve honras de receção, partilhando a mesa da presidência confrádica anfitriã e inaugurando a partilha de oferendas orientada pelo digníssimo Presidente da Câmara do Fundão, ele próprio recém-entronizado (ver foto).

Para o futuro ficou o estreitar de relações entre as instituições destas duas regiões geograficamente afastadas, mas que com o espírito de irmandade presenciado, se encontram cada vez mais em rota de comunhão de valores e de parcerias culturais.

sábado, 9 de junho de 2012

Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro compareceu ao VII Capítulo da Confraria Gastronómica ‘O Moliceiro’

Dia 9 jun.
No passado dia 9 de Junho de 2012, no Município da Murtosa a Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro compareceu ao VII Capítulo da Confraria Gastronómica ‘O Moliceiro’.Pelas 10 horas as confrarias concentraram-se no Largo de Pardelhas seguindo-se o desfile até à Câmara Municipal da Murtosa.

No salão nobre da Câmara deu-se a recepção às confrarias e demais Convidados, pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Murtosa, Sr. Eng. Joaquim Baptista, seguindo-se um serviço de vinho fino de honra e a tradicional fotografia de grupo.

Por volta do meio-dia, as confrarias convidadas deslocaram-se para o Cais da Ribeira de Pardelhas, onde foram entronizados os novos confrades e servido um reconfortante e farto almoço, onde constaram iguarias da região, como o Sável e as caras de Bacalhau.

Ao final do almoço, as Confrarias puderam participar em diversas actividades lúdicas do ‘Moliceiro em Movimento’, no qual a ria assumiu sempre principal realce, quer fosse no passeio de Moliceiro, quer no passeio de bicicleta ou para os menos aventureiros na caminhada pelas margens da ria.

A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro congratula-se pela forma singular como a Confraria do Moliceiro tem o condão de nos brindar com a sua entusiasmante amizade e alegria, bem como o intuito que os move, a preservação de um património gastronómico riquíssimo.

Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro marca presença na 2ª edição do Festival do Pão-de-Ló de Ovar

Dia 8 e 9 jun.
A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro, a convite da Câmara Municipal de Ovar, marcou presença na 2ª edição do Festival do Pão-de-Ló de Ovar que decorreu entre os dias 8 a 9 de Junho no Jardim do Cáster na cidade mãe do Pão-de-Ló, Ovar.

A confraria participou neste certame, conjuntamente com a APOMA. Apesar do centro das atenções deste festival ser o Pão-de Ló de Ovar, o nosso stand registou uma afluência bastante elevada por parte dos visitantes.

A nossa primeira presença neste festival vareiro, foi agraciada pessoalmente pelo presidente da Câmara Municipal de Ovar, o Dr. Manuel Alves de Oliveira.

A Confraria dos Ovos-Moles de Aveiro agradece à Câmara Municipal de Ovar pelo convite, à Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar pela recepção verdadeiramente confrádica e à APOMA pela disponibilidade demonstrada.